O que é INFLAÇÃO?
5 de abril de 2019

O que é uma RESERVA DE EMERGÊNCIA e a importância de ter uma

Se formos ao conceito de emergência, nos deparamos com a ideia de uma situação que carece de uma solução rápida e que envolve riscos. Nesse sentido, situações com essas características acontecem, ainda que não seja habitual e sim um evento anormal. Neste sentido, o importante é estar preparado para quando situações atípicas ocorrem, isso se aplica a quase tudo na vida e quando o assunto é finanças pessoais, não é diferente.

O conceito que vamos abordar hoje está intimamente ligado ideia de prevenção, e com ele conseguimos mitigar riscos que existem quando acontecem as situações adversas.

Mas, o que é reserva de emergência? Especialistas dizem que nada mais é do que uma solução para imprevistos que podem ocorrer no campo das finanças pessoas. Esses imprevistos, podem ser dos mais variados tipos, seja uma despesa que não era esperada, uma necessidade relativa a saúde, um furto sofrido, um carro que quebra, a perda de um emprego, entre tantas situações indesejadas que estamos sujeitos. A reserva de emergência possibilita então estar minimamente preparado pra lidar com problemas de ordem financeira e necessidades de ter um dinheiro extra.

A pergunta seguinte é: como criar e manter uma reserva de emergência? Se você tem esse objetivo, a recomendação que os analistas dão é no sentido de estabelecer um valor como meta e ir poupando periodicamente até chegar nesse valor, este valor deve ser estabelecido com base nas suas necessidades emergenciais que podem vir a acontecer. Estabelecer um valor periódico também é interessante, como por exemplo: “poupar R$300,00 mensalmente”, destinado exclusivamente ao seu fundo de reserva. Atingir o valor estipulado não é a etapa final do processo, a partir deste momento, o importante é que o investidor encare esta reserva como algo que só deve ser utilizado em casos realmente emergenciais, gastos como viagens, refeições em restaurantes, compras de roupas, não são exemplos de despesas que merecem ser retiradas do seu fundo de reserva, ter esse “mindset” é muito importante, não deixe que seus desejos interfiram na sua reserva emergencial.

Uma importante observação que fazem os especialistas em finanças pessoais é que os caixas de uma poupança para fins emergenciais deve ser diferente dos de outros fins, portando, se uma pessoa deseja guardar dinheiro com o objetivo de comprar um novo carro ou fazer uma viagem, por exemplo, o dinheiro a ser guardado para esses fins deve ser depositado em um “pote”, ao passo que os valores depositados com o objetivo de se criar uma reserva de emergência devem ser depositados em lugar diferente.

Com a reserva de emergência criada, é importante que o investidor busque uma rentabilidade interessante para remunerar o seu dinheiro, sendo possível obter isso através de investimentos que garantam segurança, liquidez e que seja fácil de acompanhar. Por essas razões o os mais experientes recomendam é que uma reserva de emergência seja aplicada em renda fixa, para que o poupador não seja surpreendido com oscilações dos valores obtidos.

Outro fator bastante interessante, e que não pode ser descartado quando se tem o objetivo de ter uma reserva de emergência é o fator idade. O que se diz no mercado, é que não há idade mínima e nem idade máxima para se começar uma reserva de emergência, deixando claro, evidentemente, que quanto mais cedo se começar, melhor. Quanto antes se começa a juntar dinheiro para fins emergenciais, mais cedo é possível chegar a um patamar de proteção contra emergências, e consequentemente, menos sacrifício é necessário para se atingir o patamar desejado. Especialistas em educação financeira, recomendam que país ensinem hábitos de guardar dinheiro aos seus filhos desde quando eles chegam ao ensino fundamental, atitudes como: dar um porquinho para o seu filho e estimular que ele guarde valores com habitualidade, criar uma caderneta de poupança em seu nome (ainda que seja menor de idade), são alguns exemplos que permitem que desde criança as pessoas possam nutrir reservas para casos emergenciais.

WhatsApp Atendimento